Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artigo | O Dia Internacional das Mulheres

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/03/2024 17:58
Tamanho da fonte: A A

Por Elenira Villela*

Hoje é o Dia Internacional de Luta das mulheres!!

Esse dia que foi proposto em um Congresso de Mulheres da Internacional Socialista pela feminista e comunista alemã Clara Zetkin como dia de luta pelo desenvolvimento da humanidade na direção do fim de qualquer forma de opressão!

Hoje, em Santa Catarina, a organização do 8K SC escolheu como tema "TRANSformando Luto em Lutas - Nós queremos vivas e vives e em todos os lugares".

Hoje é dia de dizer que não aceitamos mais diferença salarial, falta de representatividade, falta de oportunidade, toda a sobrecarga do trabalho de cuidado doméstico ou remunerado, toda a violência e o tanto que morremos seja por falta de atendimento, por não termos acesso ao aborto seguro ou porque os homens nos matam, ainda com o crescimento do fascismo que tem sempre nós mulheres como alvo.

Hoje também é dia de dizer que sejamos mulheres cis ou trans, queremos os mesmos direitos, que é parte da luta das mulheres o enfrentamento à transfobia, as mulherrs trans são as que tem a menor expectativa de vida e as maiores dificuldade lá em se inserir na educação e no mercado de trabalho!

As mulheres e pessoas com útero exigimos direitos sobre nossos corpos: direitos sexuais, como acesso à educação sexual laica e livre, pelo direito de escolher, não viver a pobreza menstrual, ter acesso à contraceptivos e acompanhamento de saúde e não sofrer violência obstétrica.

Mas Elenira, todo ano é a mesma coisa?

Todo dia será a mesma coisa até vivermos de pleno direito, com as mesmas oportunidades, o acesso aos espaços de poder e com autonomia e liberdade!!

Abaixo a cota de 92% de homens no STF e de 83% de homens na Câmara Federal! A nossa luta é por ocupar o espaço que é nosso e todo dia nos é roubado!

Não haverá democracia efetiva enquanto isso não mudar!

Venha para nossa marcha em Florianópolis, que ocorre hoje (08), às 18h, inclusive se você for de outra cidade.

Mulheres e pessoas trans e não bináries, vamos gritar!

Homens cis: venham apoiar e aprender! Olhos e ouvidos abertos cérebro e coração atentos e comprometidos, apoio sempre e boca fechada (hojé não é sobre você).

*Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro